PARQUE MINHOCÃO

PARQUE MINHOCÃO

‘UM OÁSIS NO CENTRO DE SÃO PAULO’

Em 25 de Janeiro de 1971, dia do aniversário da Cidade de São Paulo, o centro da cidade recebeu uma espécie de “presente de grego”. Reservado ao tráfego de automóveis, o Elevado Costa e Silva, um monstrengo de concreto, foi logo apelidado de Minhocão.

Desde então, as imediações desse filho da ditadura atraiu pobreza, marginalidade, depredação e feiura, como ruínas de um cemitério abandonado.

Entretanto, diz o ditado, "não há mal que não possa trazer um grande bem". Desde que, aos domingos e feriados, o elevado foi fechado aos veículos e destinado ao lazer, milhares de usuários traduzem e demonstram a urgência para transformá-lo num verdadeiro Parque de Esporte e Lazer. Felizmente, na prática, este projeto já foi institucionalizado informalmente.

Agora, em 2015, na mesma data comemorativa, ocorre mais uma demonstração de apoio público. Ao longo dos 2,8 mil metros do Minhocão, o comparecimento do povo paulista nesta importante festa foi além das expectativas. Para o sucesso do evento, a Comunidade Brasil - Consultoria de projetos e produtos de responsabilidade ambiental - e a Associação Amigos do Parque Minhocão não mediram esforços.

A maravilhosa ideia de um Jardim Suspenso no Coração de nossa SAMPA vai superar um atrativo meramente natural e, ainda que com atraso, resgatar o equilíbrio da riqueza e da modernidade que se afastaram do Centro.

Sem dúvida, esse será o melhor investimento, não apenas turístico. No sentido humano, os benefícios atingem a população em geral, com a melhoria do ar e do clima, criando beleza, atraindo vitalidade urbana, trazendo reflexos na saúde física, emocional e espiritual.

Quero ressaltar que a opção de simplesmente derrubar o elefante cinzento, além do alto custo, representaria incalculável desperdício, além de deixar uma feia e incômoda cicatriz improdutiva, mantendo-se o quadro geral do insensível asfalto sem cor, sem verde e sem vida!

Portanto, sendo uma iniciativa ditada pela inteligência coletiva, que reflete a união da vontade popular com a coragem política, o caminho não pode ser outro.

A generosa população das terras de São Paulo merece e pode dar este exemplo magnífico ao país e ao mundo.


Bem Vindo
Posts em breve
Fique ligado...
Últimas Postagens
Arquivo
Search By Tags
Nenhum tag.
Siga nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
SIGA ME
  • c-youtube
  • c-facebook